Estudante de Itaperuna recebe medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática
Um aluno Itaperunense, da Escola Municipal Henriett Morineau, chamado Daniel Ribeiro Faria, alcançou uma conquista notável ao receber a medalha de ouro na edição de 2021 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Sua dedicação e habilidades matemáticas excepcionais o destacaram entre os participantes de todo o país.
A OBMEP é um dos maiores concursos de matemática do Brasil e busca estimular o interesse e o estudo dessa disciplina nas escolas públicas. A competição envolve milhares de estudantes talentosos que se desafiam com problemas matemáticos complexos.
Em reconhecimento a sua realização, Daniel foi convidado a participar da cerimônia de homenagem e entrega de medalha. A cerimônia é um momento de celebração e reconhecimento dos estudantes que se destacaram na OBMEP, proporcionando-lhes a oportunidade de receberem seus prêmios e serem aplaudidos por seus esforços.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) vai realizar a maior premiação nacional da sua história, reunindo mais de mil alunos em Florianópolis (SC), em 5 de junho. A cerimônia inédita reúne os medalhistas de ouro da 16ª e da 17ª edições da olimpíada para uma celebração conjunta.
O evento vai homenagear ainda o presidente Lula, presidente da República quando foi criada a OBMEP, em 2005, e outras personalidades que fizeram parte da história da Olimpíada.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país. A premiação nacional da competição normalmente tem 575 medalhistas de ouro, mas como a pandemia de Covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores, esta cerimônia vai reunir os ganhadores de duas edições. Ao todo, 1.089 jovens de todas as regiões do país terão a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Eles vão viajar com a delegação de alunos de seus estados, acompanhados de um professor, para receber em mãos a tão sonhada medalha dourada. O evento é inteiramente promovido pela OBMEP, que arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes. Em três dias de evento, os jovens participam de atividades acadêmicas lúdicas, assistem a apresentações, trocam experiências e concorrem a um sorteio de brindes. A programação também terá uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).
OBMEP criada e realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.
Comunicação Semed