Alunos da E. M. Humberto de Campos em Itaperuna desenvolvem propriocepção.
Na última quarta-feira (20), a quadra da Escola Municipal Humberto de Campos, em Itaperuna, ganhou uma atmosfera diferente. Os alunos da Escola em Tempo Integral participaram de uma aula especial voltada para o desenvolvimento da propriocepção, um elemento fundamental para o equilíbrio e consciência corporal.
Sob a orientação do professor Bruno Alves, os estudantes mergulharam em atividades que desafiaram sua percepção corporal e espacial. Desde simples jogos de equilíbrio até exercícios mais complexos, cada atividade foi projetada para estimular a propriocepção, permitindo que os alunos compreendessem melhor o funcionamento de seus corpos e sua relação com o ambiente ao seu redor.
A propriocepção, muitas vezes negligenciada, desempenha um papel crucial no desenvolvimento infantil. Ela não apenas melhora a coordenação motora e a postura, mas também contribui para a prevenção de lesões, ajudando as crianças a se moverem com confiança e segurança.
Além disso, a propriocepção é uma habilidade essencial para atividades esportivas. O professor Bruno Alves destacou a importância desse tipo de trabalho preparatório para futuras aulas de jiu-jitsu, um esporte que demanda grande consciência corporal e controle de movimentos.
“É incrível ver como os alunos estão se desenvolvendo e se engajando nesses exercícios”, comentou o professor Bruno.
O Secretário de Educação, Olliver Barros, elogiou a iniciativa da escola em promover atividades que vão além do currículo tradicional. “É gratificante ver o empenho dos professores em proporcionar experiências enriquecedoras para nossos alunos. A educação vai além das salas de aula e iniciativas como essa mostram o compromisso com o desenvolvimento integral dos estudantes.”
Com uma abordagem que valoriza o bem-estar físico e emocional dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuna continua a se destacar como um espaço de aprendizado que vai além dos livros, preparando os estudantes para serem cidadãos completos e resilientes.